sábado, 18 de agosto de 2012

Opções do plantel

Em teoria temos várias opções, para diferentes tipos de jogo, do meio-campo para a frente. Não na defesa.
No lado esquerdo da defesa, Melgarejo traz algo que não tivemos em grande parte da época com Emerson: mais qualidade na posse de bola; uma asa esquerda com 2 jogadores, em complemento da asa direita a 2 que já tinhamos; mais um jogador na defesa com velocidade o que poderá permitir que a defesa suba um pouco mais no terreno para pressionar alto. Tudo igual no meio. Vejo espaço para 2 laterais ou 1 lateral que possa jogar à esquerda e à direita.
Na posição 6, Javi e Matic. Javi é aquilo e é bom. Matic é bom mas é um 6 diferente. Chega mais à frente que Javi e com isso ajuda a equipa a pressionar alto. Por esse motivo também o veria como 8. Muita curiosidade em ver como Matic evolui esta época.
Daqui para a frente, muitas opções. E a curiosidade em ver em que posições alguns jogadores vão evoluir nesta época.
Bruno César: a 10 ou a 8, sabendo que pode ser um extremo competente?
Enzo Pérez: a extremo ou a 8?
Parece-me que Enzo e/ou Bruno César nas alas podem ser importantes em termos de consistência do meio-campo em jogos contra equipas mais fortes. Ou jogando com 2 pontas e apenas um médio no centro, de apoio a Javi, sendo que Enzo e/ou Bruno César nas alas poderiam apoiar no meio.
Gaitán parece-me ser, dos nossos extremos, um dos mais competentes em termos de ocupação de espaço a defender - o problema é que é facilmente apanhado fora de posição em perdas de bola no ataque pois tenta muito frequentemente o mais difícil e arriscado. Quando sai bem é óptimo; quando sai mal é um perigo para nós - tem que haver alguém a proteger uma eventual perda de Gaitán e cortar o contra-ataque. Além disso, com John e Sálvio, são (potencialmente) fortíssimos nas situações de ataque.
Curioso para ver um meio-campo com Aimar e Carlos Martins ou Bruno César no meio.
No ataque, Cardozo. Indiscutivelmente. Perder Cardozo agora seria um grande contratempo. Se me falassem em, em Julho, vender Cardozo e comprar De Jong, veria como uma boa opção, mesmo que implicasse algum tempo de adaptação do novo jogador, altura em que Rodrigo teria que assumir e comprovar as indicações da época passada. Agora, seria simplesmente uma má opção. Rodrigo como opção a 9 ou em apoio. Espero uma grande época e a confirmação de Rodrigo. As restantes opções são um pouco uma incógnita. Saviola consegue retomar a forma de 2009/10? O que podemos esperar de Michel? E de Hugo Vieira? E Kardec - gosto de Kardec, no entanto acho que tem uma relação "azarada" com o golo. Já perdi a conta à quantidade de bolas de golo que, com ele, não entram - bolas no poste/barra ou defesas complicadas dos guarda-redes...
E depois, curiosidade para ver como Jorge Jesus gere estas várias opções. Há muitas opções de qualidade e que possibilitam várias combinações e soluções. Um mesmo 11 permite, sem alterações, diferentes soluções. A ver o que Jorge Jesus faz com estas opções e quantos jogadores serão utilizados mais frequentemente.

Sem comentários:

Enviar um comentário